+55 11 98519-1977

tercio.lemos@peoplego.com.br

CCT Importação – Primeiras funções disponibilizadas

siscomex portal unico

Siscomex

Portal Único

O CCT Importação é o sistema integrador que receberá os dados enviados por meio de web-services pelos transportadores aéreos, agentes de carga, operadores de remessa e recintos aduaneiros, e possibilitará a Receita Federal uma análise das informações prestadas para fins de um efetivo controle aduaneiro das cargas importadas.

A primeira etapa, foram disponibilizadas as funcionalidades relativas à manifestação da viagem e do conhecimento de carga, informação da chegada da viagem e recepção de carga. Todas através de integrações por web-services utilizando o padrão IATA de arquivos.

  • Manifestação da viagem (XFFM) – Arquivo XML para processamento de viagens aéreas com suas respectivas cargas. O dados considerados são: Número do voo, aeroporto de partida, aeroporto(s) de chegada(s) e data/hora de partida.
  • Manifestação de conhecimento de carga (XFWB) –  Arquivo XML para processamento de conhecimentos de cargas do tipo AWB (Air Waybill) ou MAWB (Master Air Waybill).
  • Informação de chegada da aeronave (XFFM) – O mesmo arquivo da manifestação da viagem, entretanto especificando a data e hora real de chegada da aeronave.
  • Recepção da carga. Essa atividade será inserida no sistema pela próprio aeroporto de chegada.

A primeira versão, disponibilizada em ambiente de treinamento. Os endpoints (interface de comunicação) estarão liberados para testes de envio de arquivos, bem como a respectiva documentação técnica da API, além da funcionalidade de informação de chegada da viagem em tela, para que as empresas possam iniciar as adaptações necessárias em seus sistemas. ref: https://val.portalunico.siscomex.gov.br/docs/api/#cct-importacao

A Siscomex ressalta que neste ambiente de treinamento, não devem ser realizados testes de performance. Qualquer envio em massa de arquivos .xml pode resultar em indisponibilidade do sistema, prejudicando todos os usuários.

Segundo a própria Siscomex, o objetivo desta fase do projeto é dar transparência ao processo e permitir que os intervenientes envolvidos iniciem suas análises operacionais, financeiras e de sistemas.

Ref: http://www.siscomex.gov.br/sistemas/sistemas-n-005-2020/

Publicações Relacionadas

DiferencialDiferencial

Transformação tecnológica, globalização, competição acirrada e extrema ênfase na relação custo-benefício, qualidade e satisfação do cliente, exigindo um foco muito maior na criatividade e inovação como competência estratégica das organizações