O Ministério da Saúde divulgou nesta terça-feira, 16, dados que registram que o Brasil registrou 2.841 novas mortes por Covid-19 e 83.926 novos casos nas últimas 24 horas, batendo um recorde de mortes diárias desde o início da pandemia. Com a atualização dos números, o país registra um total de 282.127 mortes confirmadas e 11.603.535 casos da doença. No boletim divulgado pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass),não estavam inclusos os números do estado do Rio Grande do Sul, por alegar problemas técnicos. Porém, o estado registrou 502 mortes entre hoje e ontem, elevando o total.

Somente em São Paulo foram registrados 679
Somente em São Paulo foram registrados 679

Os números registrados dão conta do dia mais letal desde o início da pandemia, seguindo do dia 10 de março onde foram registrados 2.286 mortes. O estado de São Paulo registrou 679 mortes e lidera os estados brasileiros com maior número de casos e mortes desde o início da pandemia e também registrou um novo recorde nas últimas 24h. João Gabbardo coordenador executivo do Centro de Contingência da Covid-19, utilizou suas redes sociais nesta manhã para aconselhar o novo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, sobre a atual situação do vírus e alertar sobre a alta nos números. “Hoje, quando assumir, vai se deparar com os piores números da pandemia. Recorde de óbitos hoje será em alta escala”, comentou.

Face as divergências políticas que vêm enfrentando, o governador do estado de São Paulo, João Dória, se posiciona radicalmente confiante as medidas restritivas decretadas por ele mesmo. O quem tem gerado divergências de opinião por parte da população por conta das incertezas econômicas e a falta de emprego que o estado enfrenta e enfrentará nos próximos meses por conta das impensadas medidas de restrição.

Em meio a tantas dúvidas e incertezas, o que temos constatado é que lugares com restrições severas quanto ao fechamento de comércio, não tem obtido bons resultados no enfrentamento a pandemia. É o caso do estado da California, nos Estados Unidos, que talvez tenha sido o estado americano com o trancamento mais severo do comércio e das circulações de pessoas pelas ruas e vias de comércios e restaurantes. Hoje o estado da California acumula o número de 55.330 mortes por Covid-19 e lidera o ranking do estado americano com mais mortes por conta do vírus.

Por PeopleGo