Sites não integrados com os sistemas internos da empresa podem ser um verdadeiro iceberg no meio do oceano: Isolados, dificeis de trazer até a margem e frios. É por isso que cada vez se faz necessário que o sites tenham uma completa integração com os sistemas internos da empresa.

Um exemplo claro do problema em manter um site não integrado, são as plataformas de e-commece OpenSource, na qual isolam literalmente os dados de estoque do cliente em base de dados externa. Essa integração fica ainda mais complicada quando o assunto é processamento de notas fiscais, onde sistema não se integram e não se falam. Por essa razão, faz se necessário o uso da tecnologia da informação para que haja uma inteira comunicação entre sites externos e internos.

Algumas tecnologias desenvolvidas pelas grandes corporações de desenvolvimento de sistemas, podem ser a solução para esse problema, como por exemplo os Webservices. Tecnologia desenvovida para integrar sistemas, seja interna, externa ou ambos.

Os Webservices são tecnologias de base web desenvolvidas para transmissão de dados entre sistemas pela Internet, ou seja, um protocolo criado para facilitar a comunicação entre sistemas. Essa tecnologia é muito utilizada nos dias atuais, pois além de eficiente, ela é segura (totalmente criptografada) e ágil (trafega-se apenas dados puros ao invés de layout e imagens).