Banco Mundial divulgou estudo na última quarta-feira, 17 de março, sobre o impacto do lockdown na educação da América Latina e Caribe, onde aponta que o fechamento das escolas no Brasil pode fazer com que 2 em cada 3 alunos não sejam capazes de ler um texto simples aos 10 anos de idade.
No Brasil, a proporção começava em 50% e aumentou para 64% e 70%, respectivamente
Os resultados divulgados mostra uma estimativa de que, se as escolas ficarem fechadas durante pelo menos 10 meses, as perdas podem atingir US$ 1,7 trilhão em danos com a produtividade dos cidadãos das regiões. Exemplificando, seria como se por volta de 30% de toda a produção desses países desaparecessem.
Segundo a “Agindo Agora para Proteger o Capital Humano de Nossas Crianças”, nome na qual a pesquisa foi intitulada, como antes da pandemia cerca de 55% dos alunos do ensino fundamental não conseguiam ler um texto simples para a idade. Após 10 meses de escolas fechadas, o número dispara para 71% e, passados 13 meses, pode atingir 76%.
O país mais afetado é a República Dominicana, onde 79% não conseguiam ler um texto simples para a idade (antes da pandemia), 90% (10 meses) e 93% (13 meses). O Chile saiu de 31% para 49% e 59% nos mesmos períodos. No Brasil, a proporção começava em 50% e aumentou para 64% e 70%, respectivamente.
“O ensino remoto não substitui o presencial”, conclui a pesquisa. “Os países precisam estar prontos para reabrir as escolas nacionalmente e investir os recursos necessários para que isso aconteça, para começarem a se recuperar das perdas dramáticas de aprendizagem e outros efeitos negativos da pandemia”, apontou o estudo.